Curso de Graduação em
Agronomia

O Curso de Agronomia na UFV

A origem do curso de Agronomia confunde-se com a origem da própria  UFV, sobretudo no período da criação até meados da década de 1960. A Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV foi autorizada pela Lei Estadual de No. 761, em 1920. Entretanto a sua instalação foi determinada pelo Decreto 6.053, de 30 de março de 1922, do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes. A sua instalação ocorreu em 1926, pelo Decreto No. 7.323 de 25 de agosto de 1926, com o Regulamento da ESAV.

A ESAV foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente da República. Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 criou-se o Curso Superior de Veterinária.

No período de sua criação, foi convidado por Arthur Bernardes, para organizar e dirigir a ESAV, o Prof. Peter Henry Rolfs. Também veio, a convite, o Engenheiro João Carlos Bello Lisboa para administrar os trabalhos de construção do estabelecimento.

Desde os seus primórdios, foi adotado um modelo pedagógico sustentado pelo tripé ensino, pesquisa e extensão como norteadores da formação acadêmica do corpo discente e consolidação profissional dos egressos. A primeira turma de Engenheiros Agrônomos graduou-se em 1931, tendo participado, em 1929, da I Semana do Fazendeiro, considerada a primeira atividade extensionista desse tipo no Brasil. Foi idealizada com o objetivo de transferir os conhecimentos científicos para os agentes produtores do meio rural. Em 1939, circulou o primeiro número da revista “Ceres”, de conteúdo científico, dando início ao processo de divulgação de artigos inovadores para as Ciências Agrárias, consolidando a trilogia ensino, pesquisa e extensão, alicerce que tem se sustentado até os dias atuais.

As implantações dos programas de Pós-Graduação constituíram-se num marco histórico na trajetória da Agronomia. O convênio de intercâmbio com a Universidade de Purdue, possibilitou a vinda de significativo contingente de cientistas norte-americanos, os quais, a partir de 1958 e por mais de uma década, implantaram e consolidaram o pioneirismo da Agronomia de Viçosa no oferecimento de programas de pós-graduação, tendo inclusive proporcionado a primeira tese em Ciências Agrárias do Brasil.

O Curso de Agronomia oferece 210 vagas anuais, tendo graduado 7350 profissionais desde a sua criação até a colação de grau de 2011. O reconhecimento externo pode ser constatado no excelente desempenho dos egressos do curso, com alta empregabilidade e exercendo funções de lideranças na área empresarial e política.

 

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress